O copywriting é o processo de escrita relacionado ao marketing e a vendas, sendo composto principalmente por textos persuasivos de e-mails, landing pages, legendas de redes sociais e postagens para websites.
Desta forma, o copywriting é escrito de forma extremamente estruturada e trabalhada, para que o leitor entenda sua mensagem e a absorva, sem perceber que está sendo convencido a algo.
As fórmulas mais tradicionais de copywriting ditam um apelo ao emocional como combustível para o conteúdo, enquanto as orientações mais atuais contam com o recurso da tecnologia como base, a exemplo: os mecanismos de SEO.
De toda forma, o copywriting é uma forma de escrita estratégica, e por isso estudiosos da área desenvolvem técnicas para a obtenção de resultados de forma mais eficaz.
Muitas destas técnicas funcionam como modelos, estruturas a serem preenchidas com o texto pelo copywriter, que se ajustam à intenção do escritor, ao mercado ou até mesmo ao formato de texto a ser publicado.
Aqui serão analisadas 3 destas estruturas, sendo elas algumas das mais famosas.
A primeira técnica a ser analisada é a AIDA – Atenção, Interesse, Desejo, Ação. Esta é focada em entender o comportamento do consumidor, e consiste em atrair a atenção do leitor, despertar seu interesse, criar o desejo e então encaminhá-lo à ação.
Um exemplo famoso dessa estratégia está em textos com “você quer saber quais…” ou “precisa de…”
A segunda técnica analisada é a IDCA – Interesse, Desejo, Convicção, Ação. Neste caso, parte-se do princípio que o consumidor já tem sua atenção, trabalhando assim para criar nele a confiança de que está dizendo a verdade.
As principais estratégias usadas nesta situação são depoimentos, estatísticas e estudos.
Por fim, a técnica a ser abordada é a CCCA – Consciência, Compreensão, Convicção, Ação. Suas etapas consistem em informar o leitor a respeito de uma questão, explicar a ele como aquilo o afeta e apresentar uma solução: o produto, para assim chamá-lo para a ação.
É bastante usada, por exemplo, na indústria de cosméticos voltados ao público masculino, como tratamentos para calvície.