Como deve ser o trabalho de marketing para uma clínica odontológica captar mais pacientes? Nesse artigo separamos 5 dicas para aumentar as vendas de clínicas odontológicas através do marketing digital.
Primeiramente você tem que ter em mente é que seu cliente não entra no Instagram para ver informações sobre sua clínica, acima de tudo ele entra no Instagram para se entreter.
Portanto dificilmente uma clínica de odontologia conseguirá trazer muito entretenimento para um cliente, pois o conteúdo da sua clínica estará competindo com vídeos virias, influencers, tretas políticas, amigos e familiares do seu potencial cliente.
Então nossa primeira dica: Use o Instagram para transmitir profissionalismo e informações importantes da clínica.
Como por exemplo;
E claro, informações relevantes sobre a clínica, como, horário de funcionamento e todos os serviços. Uma ideia é colocar essas informações nos destaques do Instagram.
Não espere que sua clínica odontológica vá bombar nas redes sociais de forma orgânica, inclusive ela nem precisa disso para vender mais.
Se quiser se aprofundar mais nesse tema, criamos um artigo só sobre Instagram para clínicas: Instagram para clínica odontológica: Dicas que fazem a diferença
O Google meu negócio é a ferramenta do Google que identifica seu negócio no Google maps.
Sabe quando você procura uma loja específica no google e aparece o nome dela no mapinha com telefone, site, horário de funcionamento e outras informações?
Então, isso é o Google meu negócio, apesar de ser óbvio, mas muitas clínicas Odontológicas não dão a importância que deveria para essa ferramenta.
Por isso a dica é: Mantenha sempre atualizado seu Google meu negócio e alimente ele com o máximo de informações o possível sobre sua clínica.
Para ter acesso a área do administrador do Google meu negócio: Google Meu negócio
Muitos gestores de clínicas acham que as redes sociais estão substituindo os sites, mas isso não é verdade.
Acima de tudo um site bem feito te dará visibilidade no Google, sua clínica precisa de aparecer quando alguém procurar “Clínica odontológica no bairro x”, ter um site bem configurado ajuda a aumentar muito as chances de sua clínica aparecer nas pesquisas orgânicas do Google.
Além disso, um site profissional possibilitará que sua clínica faça campanhas pagas no Google gastando muito menos dinheiro.
Sim é isso mesmo! A campanha paga no Google sai mais barato para sites bem configurados. Isso porque o Google avalia seu site, e as palavras chaves que nele estão, e ele acaba beneficiando sites mais profissionais com custos menores de campanha.
O quarto passo é investir em tráfego pago. Tráfego pago significar investir em anúncios para levarem usuários para um destino específico.
Por exemplo: Você paga para que toda vez que uma pessoa pesquisar clínica odontológica no Google apareça seu site em primeiro. Ou até mesmo os patrocinados do Instagram.
Mas calma lá, não é tão simples assim. Hoje as plataformas evoluíram muito e o nível de complexidade de uma campanha paga está ficando cada vez maior.
Por isso existem profissionais que trabalham exclusivamente com isso, são chamados de gestores de tráfego pago, eles gerenciam as campanhas pagas das empresas nos diversos meios, como, Google, Instagram, Facebook, Tik tok, Pinterest e muitos outros.
O marketing não é simples, exige diversos especialistas de áreas diferentes, ter um time completo de marketing para uma clínica seria muito caro, o que recomendamos é contratar uma boa agência de marketing fazer o trabalho para sua clínica.
Aqui na SPOT temos um time que só trabalha com clínicas Odontologias, nós desenvolvemos uma metodologia validada com várias clínicas para através do marketing digital gerar vendas para elas.
Se você tem uma clínica e procura aumentar o número de pacientes, entre em contato um um especialista da SPOT e entenda como ajudamos dezenas de clínicas de odontologia a aumentar o faturamento.