Branding ou simplesmente marca (em sua tradução) é mais do que o que a maioria pensa. O branding está para além da logo e cores das quais você utiliza para passar a sua mensagem. Vamos a um rápido exercício, compartilhe suas respostas nos comentários ao fim deste artigo para que outras pessoas avaliem! E veja também os resultados que outras pessoas obtiveram:
• Pense em uma grande marca nesse momento…
• Tem a logo desta empresa em mente? Então vamos prosseguir.
• Agora analise por um segundo as sensações que esta marca imputam sobre você.
• Você se sente em um ambiente alegre, chique, extrovertido, extravagante, antigo, moderno?
• Você atribui um custo elevado ou barato a essa marca? Porque?
• Qual o propósito você acredita que esta marca possui?
• Qual o tom de voz desta marca?
• Se esta marca fosse uma pessoa como você a imagina? (Descreva as características físicas ou estilísticas desta pessoa no comentário)
• A marca que você pensou foi uma destas, responda sim ou não: Amazon, Apple, Coca-Cola, Facebook, Google, Nike.
O branding é emotivo, subjetivo e não algo que necessariamente possa ser 100% medido ou quantificado. Para o empresário e autor Seth Godin, “a marca é o conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, em conjunto, respondem pela decisão do consumidor de escolher um produto ou serviço em detrimento de outro”. Ou seja, o significado de branding é tudo o que você faz para influenciar ativamente essas decisões.
Gostamos de falar que uma marca é uma proposta de valor sempre cumprida na mente do nosso consumidor, uma marca representa a segurança de receber um produto ou serviço de forma esperada e constante. Desta forma temos 2 componentes dentro de um Branding.
Componentes de um branding:
Fundo + Forma
Fundo = Percepção usuários pelo produto/serviço (conceito, propósito, valores, brandvoice, produto, comunidade, diferencial, pós vendas…)
Forma = Logo, cores, tipografia, imagens, elementos e mensagens.
Desenho gera Expectativa, que gera experiência, que gera confiança, que gera valor. Há um ditado no mundo do marketing que diz: O valor de uma marca está na diferença entre o preço do seu produto e um produto genérico igual, vezes o volume de vendas.
Vale lembrar aqui, que em casos de rebrand a imagem de uma marca na cabeça do público não pode ser simplesmente redesenhada com uma nova logo. Trabalhar a imagem necessita alterar o produto ou serviços, condições, atendimento, influenciadores e até modelos de negócio….
Então quais são os elementos que podemos definir na hora de criar um Branding?
Design
• Logo
• Paleta de Cores
• Tipografia
• Imagens
• Elementos Gráficos
• Brandvoice
• Ritmo e Musicalidade
Negócio & Marketing
• Conceito
• Propósito
• Valores
• Produto
• Comunidade
• Diferenciais
• Pós vendas
Agora vamos criar seu Branding do zero:
- CONHECENDO O CLIENTE
Processo de rebranding: 1. Investigação, 2. descobrimento e 3. conclusões
Investigação
Divida em público interno e público externo
Público Interno (Briefing)
• O que eles valorizam na marca? Ex.: Ensino prático da IPP, relações horizontais, Liberdade de mudar de área e ir moldando sua formação, professores de mercado e não teóricos, network de profissionais da área.
Separar em atributos que já são conquistados pela marca e os que são desejados.Ex.: Trajetória, especialista e pioneirismo (difícil replicabilidade)Ex.: Ativa, referência, Inovadora.
Público Externo (PODE SER UMA PESQUISA PELO INSTAGRAM DA MARCA, SE JÁ TIVER AUDIENCIA)
• O que eles valorizam na marca?
Ex.: Ensino prático da IPP, relações horizontais, Liberdade de mudar de área e ir moldando sua formação, professores de mercado e não teóricos, network de profissionais da área.
Separar em atributos que já são conquistados pela marca e os que são desejados.
Ex.: Trajetória, especialista e pioneirismo (difícil replicabilidade)
Ex.: Ativa, referência, Inovadora.PREMISSASA partir da análise do público interno e externo transforme as características descritas em premissas.
Estas por sua vez deveram ser convertidas nos elementos de design do seu branding:
• Logo
• Paleta de Cores
• Tipografia
• Imagens
• Elementos Gráficos
• Brandvoice
• Ritmo e Musicalidade
Para fazer isso preencha o campo das conclusões.
CONCLUSÕES
Ex.: Romper forma gráfica de forma a gerar expectativa nos novos publicos.
Ex.: Refletir mudanças que aconteceram dentro do IPP dentro da linguagem visualEx.: Utilizar amplamente a sigla IPP em vez do nome completo.
Ex.: ID visual flexível
Ex.: Romper com o padrão visual que era usado no ecossistema atual da comunicação no peru. Ponto de ruptura com o status quo
Ex.: Aplicação fácil em meios digitais, já que novos usuários são nativos digitais.