De maneira simples, o marketing digital é um conjunto de ações estratégicas executadas em diversos meios digitais, com o objetivo de promover uma empresa ou um produto.
Essas estratégias mudaram a maneira como empresas utilizam a tecnologia na promoção de seus negócios, inclusive para imobiliárias.
Por isso, se você é dono de uma imobiliária ou mesmo um corretor autônomo e quer investir no crescimento do seu negócio de forma segura e profissional, este texto é para você!
Continue lendo e aprenda mais sobre o que é marketing imobiliário, como desenvolver estratégias e ações que vão te trazer clientes mais qualificados.
O que é marketing imobiliário?
O marketing imobiliário é a área do marketing focada em divulgar, fortalecer marcas e criar uma ponte entre empresas do ramo imobiliário e o público desse setor.
O conjunto de estratégias e ações elaborados aqui podem ajudar a promover imóveis e oportunidades de negócio, e assim atrair pessoas interessadas na compra ou aluguel de imóveis.
Mas calma: não estamos falando em reinventar a roda.
Esta não é uma forma totalmente diferente de se fazer marketing, mas sim uma adaptação ao mercado em questão, garantindo suporte a todas as necessidades específicas que ele impõe.
Como desenvolver uma estratégia de marketing imobiliário?
Entenda seu cliente
Comece com a pergunta: quem é o seu cliente? É comum que, no âmbito do marketing digital, o cliente seja referido como persona.
Uma boa pesquisa e definição de persona ajuda a definir o consumidor médio dos seus serviços imobiliários.
Assim, sua empresa saberá quais são as aspirações desses clientes em potencial, o que eles esperam da sua empresa e como preferem ser tratados em um relacionamento com uma prestadora de serviços.
Entender o seu público significa direcionar sua estratégia de maneira mais precisa, moldada às expectativas desse consumidor.
As chances de ter sucesso aumentam consideravelmente dessa forma!
Endenta seu mercado
O mercado imobiliário, assim como todos os ramos empresariais, tem suas particularidades.
Por isso, é essencial conhecer a fundo temas como os tipos de propriedade, questões legais e burocráticas relacionadas a contratos de compra, venda e aluguel, entre outros pontos.
Esse é somente o ponto de partida desse setor.
Ter domínio sobre o mercado ajudará a posicionar anúncios, atender clientes e divulgar imóveis da maneira certa, usando o tom mais adequado e orientando o consumidor de forma precisa.
Conheça sua região de atuação
Suas ações de marketing podem variar de acordo com a região em que você está.
Clientes de uma região mais nobre, por exemplo, têm expectativas diferentes do que públicos de áreas com menor poder aquisitivo.
Sua empresa deve saber como oferecer serviços mais adequados para cada um desses públicos, atendendo-os com parâmetros bem definidos.
Aqui, o objetivo é trabalhar sua divulgação de forma que seja mais fácil de engajar e sabendo como atrair as pessoas certas.
Mescle estratégias online com tradicionais
Mesmo que o digital seja a grande plataforma para o Marketing atualmente, sua empresa não poderá abandonar estratégias tradicionais e offline. Banners, folhetos e anúncios espalhados por regiões de atuação são essenciais.
Naturalmente, um bom serviço também ajuda a criar credibilidade, o que resulta na boa e velha divulgação boca a boca.
Estratégias Inbound são essenciais, principalmente com o Marketing de Conteúdo. Criar um blog para oferecer materiais como ebooks e posts sobre assuntos do mundo imobiliário ajudam a atrair pessoas interessadas, ou seja, possíveis futuros proprietários ou inquilinos.
Com esses conteúdos, fica mais fácil conseguir leads que podem ser trabalhados, por exemplo, em uma estratégia de email marketing. Assim, sua empresa pode enviar para essas pessoas novos anúncios de imóveis que tenham relação com o interesse delas.
💡 Saiba mais: Quanto custa contratar uma agência de marketing?
10 ações que vão te trazer mais Leads qualificados
Não basta apenas conseguir Leads, mas sim Leads qualificados.
No marketing imobiliário considera-se Lead qualificado pessoas que tem o poder aquisitivo para realizar a compra e que demonstram interesse pela oferta.
Mas lembre-se de uma coisa: essa é uma compra grande e importante para sua persona. A decisão é demorada e ela provavelmente estará pesquisando em vários outros locais.
É comum a imobiliária captar leads qualificados mas ter uma taxa de conversão baixa, ou seja, um percentual de venda por lead baixo comparado a outros mercados.
Por isso, é importante ter uma estratégia de captação de leads constante. Você precisa de volume até chegar a venda.
1. Tenha um site preparado para captação
O primeiro passo é ter um sitepreparado para converter visitantes em leads, ou seja, clientes em potencial, e mais tarde converter também esses leads em clientes.
Para isso, é importante que o site tenha uma navegação simples e objetiva, além de ser adaptável a vários tamanhos de tela para oferecer uma boa experiência em aparelhos móveis.
O site é o canal exclusivo para se comunicar com seu público e ajudá-lo a enxergar valor nos seus serviços, e você terá controle total sobre a mensagem a ser passada.
2. Esteja nas redes sociais
Existe uma grande diferença entre estar presente e marcar presença, e marcas que desejam conseguir resultados reais com as redes sociais precisam pertencer ao segundo grupo.
Para fazer isso, compartilhe os materiais que produz para o seu blog, além de produzir conteúdo específicopara cada uma das redes em que estiver presente.
Para fazer sucesso nas redes sociais, tenha em mente que o caminho não é falar sobre o quanto seu novo empreendimento é vantajoso ou como as condições de financiamento são boas. Em vez disso, descubra quais são os assuntos que mais interessam ao seu público e crie discussões em torno deles.
3. Faça vídeos mostrando os imóveis
Você sabia que uma pesquisa apontou que os vídeos serão 82% de todo tráfego da internet até 2022? Isso significa que, cada vez mais, usuários têm mostrado engajamento com esse tipo de conteúdo.
No mercado imobiliário, clientes também podem se interessar muito mais por um imóvel se visualizarem vídeos em um anúncio. Essa é uma grande vantagem, principalmente por conseguir antecipar parte da experiência de visita ao imóvel.
Sendo assim, não restam dúvidas: sua estratégia de Marketing Imobiliário precisa incluir a produção de vídeos de exibição dos imóveis. Isso vai gerar mais tráfego para os anúncios e aumentar o interesse das pessoas.
4. Esteja no topo do google
Aqui vale investir no uso do Google Ads como captador de leads.
O Google Analytics é a plataforma de web analytics mais usada na internet. Segundo relatórios do próprio Google, a plataforma está presente em mais de 10 milhões de sites atualmente.
Ela é gratuita, simples de instalar e usar, além de coletar uma infinidade de dados e insights.
Além disso, possibilita o monitoramento de informações referentes às estatísticas do seu site, fazendo o levantamento de possíveis pontos de melhoria e otimizações.
5. Invista dinheiro no Instagram
O Instagram, utilizado de forma orgânica, alcança poucas pessoas.
Assim, uma boa estratégia pode ser usar o tráfego pago da plataforma. Esta é uma ação considerada barata e conhecida por gerar bastante resultado.
6. Proficionalize suas estratégias de Marketing Imobiliário
O Marketing Imobiliário é um ótimo caminho para captar mais clientes.
Mas para fazer funcionar todas as estratégias abordadas neste texto, é preciso extremo conhecimento técnico e prático.
E se é de profissionalismo e resultado que a sua empresa precisa, conheça a SPOT Mídia Digital, a agência de performance que te ajuda a vender mais de forma 100% online!
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