Muitas vezes parece óbvio a decisão de qual objetivo de campanha usar no Facebook ads, porém é muito importante o Gestor de tráfego entender as diferenças entre elas, pois, essa decisão pode ser contra intuitiva. No artigo abaixo vamos falar das diferenças entre os objetivos de campanha Alcance e Engajamento, e quando deve-se priorizar um ou outro.
O Face ads separa os objetivos de campanha em 3 grupos, que são: Reconhecimento, Consideração e Conversão. Uma espécie de funil, em cada grupo existem os objetivos de campanha e são esse objetivos que vão fazer a inteligência artificial do Facebook trabalhar para atingir as pessoas, dentro do público definido, que estão mais alinhadas com seu objetivo.
O que é o objetivo de campanha Alcance no Facebook ads?
Campanhas de alcance, como o próprio nome diz, tem o objetivo de alcançar o maior número de pessoas o possível no menor custo. Vale lembrar que é o maior número de pessoas o possível dentro do seu público pré-estabelecido.
Então pra você que está criando uma campanha tem que ter em mente que nesse objetivo o Facebook irá procurar dentro do seu público as pessoas que serão mais baratos de alcançar, para gerar volume no menor custo o possível, importante ressaltar que nesse caso a frequência com que seu anúncio será mostrado sempre se manterá próximo de 1, pois o objetivo é mostrar pro maior número de pessoas e não o maior número de vezes, que no caso seriam as impressões.
Sobre a precificação e custos para alcançar o público, fala-se muito em leilão mas na verdade não é apenas um leilão simples onde ganha quem der o maior preço, é um assunto muito mais complexo que vale um artigo só sobre precificação e custos por impressão, se tiver interesse que a gente fale mais sobre isso deixe nos comentários
Pensando de forma estratégica, alcance será a forma mais barata de atingir o maior número de pessoas, porém, o nível de interesse não será o maior o possível, na maioria das vezes, para isso existem outros objetivos de campanhas que podem te ajudar.
O que é o objetivo de campanha Engajamento no Facebook ads?
Nas campanhas com objetivo de engajamento você pode selecionar entre duas formas de engajamento, Engajamento com a publicação ou engajamento com a página, essa diferença fará com que o Facebook procure por pessoas que são mais propensas a entrar no perfil e engajar com seu conteúdo ou por pessoas que só engajam com aquele anúncio específico.
Nesse objetivo o Face ads tentará o máximo de engajamento com o menor custo possível, ou seja a frequência com que seus anúncios aparecerão para as pessoas será maior, isso porque, quando a inteligência artificial do Facebook entende que tem pessoas que tem chances maiores de engajar com aquele tipo de conteúdo ele acaba mostrando mais vezes para aquelas pessoas, ou seja, isso acaba tornando o custo por alcance maior.
Atenção pra você que é gestor de tráfego ou pretende ser gestor de tráfego! Um ponto importantíssimo para se ter em mente em objetivos de engajamento é que o Facebook ads considera como engajamento pessoas que assistiram seu vídeo por pelo menos 3 segundos.
Mas o que isso quer dizer?
Isso significa que para campanhas de engajamento anúncios em vídeo quase sempre irão performar melhor, porém, muitas vezes é um engajamento mais superficial, pois são apenas 3 segundos de vídeo assistido. Vale pensar em analisar o tipo de engajamento nesses casos, comentários, salvos, compartilhamentos e por ai vai, ou até percentual do vídeo assistido.
Estudo de caso Alcance X Engajamento
É extremamente importante um gestor de tráfego tem uma visão estratégia da empresa como um todo e não só um conhecimento da ferramenta. Tivemos um case na SPOT interessantíssimo com um cliente que é mais um desses casos onde a melhor estratégia pode parecer contra intuitiva.
O cliente era do nicho de bicicletas de trilhas e ele estava estruturando o Instagram dele para começar a postar conteúdos autorais com maior frequência. O objetivo deles era crescer a rede, ter mais público da bike engajado.
Parece óbvio que o objetivo de campanha deveria ser Engajamento, porém, quando consideramos os resultados anteriores aquela conta era uma conta que tinha um CTR altíssimo, o conteúdo orgânico mesmo com poucos seguidores tinha uma taxa de engajamento muito alta, foi ai que veio a ideia de fazermos um teste A/B com objetivos de campanhas diferentes.
E como pode ver acima, o resultado foi esse, um custo 50% menor por engajamento na campanha de Alcance, as duas campanhas tinham exatamente os mesmos criativos, rodaram na mesma época com o mesmo orçamento e nesse caso o nível de interesse ainda foi bem próximo, como pode ver nos números de salvos, comentários e reações a publicação.
O conceito por trás desse resultado é simples, em um cenário que os criativos geram um alto nível de interesse para o público que você segmenta, é válido testar o objetivo de Alcance visto que o custo para alcançar mil pessoas é bem abaixo nas campanhas com o objetivo de Alcance, no case acima chegou a quase 3 vezes menor.
Imagine a economia em escala que geramos para esse cliente ao longo do tempo?
E é ai que está a importância em contratar um profissional da área, para apertar botões e fazer o anúncio rodar existem diversas pessoas no mercado aptas a isso, agora para otimizações desse nível, aconselho a procurar profissionais experientes ou até mesmo agências como é o caso da SPOT mkt, muitas vezes o custo acaba saindo menor com um serviço de qualidade superior.
Caso tenha interesse em um orçamento, entre em contato que marcamos uma call.