A Brand Voice é a alma de uma marca e a forma como ela se comunica com seu público.

Ela fornece a base para a consistência do seu conteúdo, design, cultura e seu marketing em geral.

Ela também dá o seu reconhecimento global de marca. Então é essencial definir isso, porque se você tem mais de uma voz, poderá facilmente se transformar em uma crise de identidade e confundir o seu público.

Sua voz pode ser autoritária, informativa, divertida ou simplesmente espirituosa, mas o que quer que seja ela precisa ser uma coisa muito importante: autêntica.

O público vai ser capaz de dizer se não é algo genuíno. E, como estudos tem demonstrado ao longo dos anos, os consumidores consomem produtos/serviços de marcas que eles se conectam em um nível emocional.

A construção dessa linguagem de expressão considera dois pontos:

1.  A voz da marca

A voz é a expressão verbal em si, ou seja, a maneira como a marca se posiciona através de texto ou vídeo, por exemplo.

Ela tem uma voz mais formal ou informal? Ela usa gírias ou não? Entre outros exemplos.

A partir da definição dessas características é importante respeitá-las em todos os canais (Omnichannel).

Sendo assim, os clientes devem fazer essa associação sempre que se comunicam com ela.

2. O tom da marca

O tom da marca pode mudar de acordo com a situação, dependendo do que a marca quer comunicar.

Isso tudo considera também o sentimento que se busca despertar no público. 

Importância para o Marketing Digital

Um artigo do Mundo Marketing afirma que o “brand voice é o coração e a alma de sua comunicação.”

Isto quer dizer que vamos além de palavras e frases específicas.

O que está em jogo é o tom utilizado e a sua forma de conectar com o público.

Mais adiante, a publicação conclui que a “personalidade é uma alma única e autêntica e marcas com estas características apaixonam pessoas.” 

Em outras palavras, isso significa que os consumidores compram produtos ou serviços porque se conectam em nível emocional com a marca, como efeito do neuromarketing.

É uma forma mais profunda de fidelização, porém para alcançá-la há uma longa jornada.

Nas redes sociais, principalmente, essa tem sido uma ótima forma de manter o público ligado ao conteúdo que você produz, conquistando mais do que clientes, mas fãs.

Nesse contexto, podemos exemplificar com marcas que se dedicam a criar uma Brand Voice forte e que se conecta com os internautas.

Essas empresas conseguem construir um relacionamento forte com o público, porque adotam um tom de voz extrovertido e jovem, sempre antenadas nos memes e expressões da web.

Por outro lado, a Brand Voice também é importante para o posicionamento das marcas, sejam em causas sociais e até políticas.

Essa é uma atitude muito positiva para engajar clientes conscientes, que preferem acompanhar empresas com propósito e que defendem causas em comum.

“Acredite em algo. Mesmo que isso signifique sacrificar tudo”. A Nike usou seu tom de voz motivador para se posicionar contra o racismo.

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