Hoje vivemos na era digital e ultimamente várias redes sociais tem mudado os algoritmos para favorecer vídeos. Como por exemplo, o Instagram que antes era um aplicativo mais voltado para fotos e que em 2021 o Adam Mosseri, chefe executivo do Instagram, disse que o pretendia focar em vídeos assim como seus concorrentes que tiveram um grande sucesso Tik Tok e Youtube.

Quando eu falo de vídeo o que vem em sua cabeça?

Possivelmente vem imagens, cenários e talvez uma pessoa ou mais apresentando (personagens), enfim a parte visual do vídeo, e assim muitos esquecem do mais importante o Áudio, até por que não é chamado de Audiovisual atoa.

É ele que vai ditar o ritmo, a dinâmica e a composição do vídeo, mas principalmente a permanência da pessoa no vídeo.

Quando fazemos um vídeo o que queremos é prender a atenção da pessoa logo nos primeiros segundos, nesse aspecto a imagem e composição da cena é sim importante, mas é o áudio que vai fazer o espectador ficar até o final. Como assim?

Se pôr a caso o áudio estiver com um chiado, zumbido, eco, baixo demais ou até estourado isso vai incomodar o telespectador e ele vai simplesmente passar para o próximo vídeo sem pensar 2 vezes, e assim você perde a audiência facilmente.

Então para ter um áudio de boa qualidade você deve pensar na captação do áudio. Por que? Porque se ela estiver com uma má captação não há um programa de edição que resolva.

Por exemplo se você está gravando ao ar livre vale lembrar que muitas coisas podem “sujar” seu áudio, como o vento quer irá fazer com que seu áudio fique com um chiado que incomodará quem estiver vendo, veja o exemplo a seguir:

Mal dá pra escutar o que a pessoa diz, talvez você pense “Mas é só colocar em algum programa de edição que resolve” não há tratamento de áudio que resolva nesses casos.

Realmente o tratamento de áudio é importante para trazer clareza e tirar os pequenos ruídos que tiverem, até por que mesmo com uma boa capitação pequenos ruídos vão acontecer por isso que entra a parte do editor para fazer um bom tratamento, mas nesse caso é bem difícil, olha só como que mesmo com o tratamento ele fica:

Ainda tem muito o som do vento, e ele fica bem abafado.

Agora veja com uma boa capitação de áudio:

Como vemos ainda está com um ruido de fundo, como já foi falado mesmo com uma excelente capitação os pequenos ruídos ainda vão ser pegos, mas agora veja com um tratamento de áudio adequado:

Agora sim, o áudio está bom para ser usado e prender a atenção do espectador até o final!

Mas pode surgir a pergunta:

Como posso fazer uma capitação melhor?

A melhor forma é comprar um microfone direcional, que assim ele vai capitar somente na direção que for apontada, o que as pessoas mais usam é uma lapela que fica junto ao corpo e melhora o áudio.

Mas principalmente depende do microfone, se for gravar ao ar livre faça de um modo que não capite o ruído, ficando contra o vento de alguma forma, mas sem ficar contra o sol que vai acabar estourando a imagem (mas isso é assunto pra outro post), enfim outra forma é gravar um pouco e depois escutar para ver como está o áudio.

Siga essas dicas que seu vídeo e áudio vão melhorar muito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *