Nota-se que este é um assunto pouco explorado e comentado nas comunidades cursos de tráfego, porém a Spot testou e vai te apresentar opções para melhorar sua interação com seu cliente e consequentemente aumentar suas vendas.

Sabemos que o Facebook otimiza cada dia mais sua ferramenta na intenção de obtermos melhores resultados e para investirmos mais, por isso nos oferece uma vasta gama de opções quando se trata de criativos, agora se você já possui um catálogo configurado no seu gerenciador de anúncios, poderá optar por combinações que vão encher os olhos da sua audiência.

Formas de anunciar itens do seu catálogo

Resultados

Agora que você já conheceu as formas que você pode anunciar utilizando seu catálogo, quero me aprofundar mais e te apresentar nosso estudo de caso com o uso do anúncio dinâmico e de coleção.

Iniciamos os testes com 3 campanhas no Face Ads, a primeira com objetivo de tráfego, a segunda com objetivo de conversão e a terceira com conversão, porém com otimização para o Remarketing, em todas optamos pela estrutura do Teste A/B, contendo dois conjuntos iguais com o mesmo orçamento, público, detalhamento e posicionamento, porém divergindo nos criativos.

Campanhas
Resultados

O teste da campanha foi do período de 20 dias. Com o objetivo em tráfego sendo topo de funil, nesta primeira campanha os criativos de catálogo já se mostraram superiores aos criativos manuais que subimos. Dentro dos criativos de catálogo, nós encontramos o formato Coleção que apresenta vários produtos e é aberto como Experiência Instantânea quando alguém interage com ele. Seus clientes podem descobrir, navegar e comprar produtos usando o telefone de uma maneira visual e imersiva que no caso foi o modelo de Aquisição de cliente, um catálogo de experiência instantânea que incentiva novos clientes a descobrir nossa marca e produtos com uma página de destino para celular que incentive a ação. Levamos em consideração esses formatos para avaliar o resultado das campanhas. Podemos notar que os criativos do Conjunto de anúncios do teste B (Catalogo) tiveram um custo por resultado superior levando em consideração: resultado, custo por resultado, CTR, nessa estrutura os criativos de catalogo se mostraram superiores não só na métrica principal mas nas secundarias também. Acredito também que pelo formato que os criativos de catalogo oferecem para a pessoal conhecer mais de um produto antes de ir para o site pode gerar um interesse maior nesse caso se tratando de um E-commerce.

Já na campanha de conversão mantivemos a estrutura, porém com algumas diferenças que se mostraram capitais em termos adições ao carrinho e compra. Nesta etapa não utilizamos o modelo de Aquisição de cliente, mas sim o modelo de Vitrine que é otimizado para uma experiência de compra o que se mostrou com o resultado, tendo melhor desempenho do que o catalogo dinâmico nesta etapa do funil. Notamos que os gastos nas campanhas de conversão no conjunto de catálogo acabaram sendo um pouco mais distribuído do que no Teste A(Carrossel), levando ainda em consideração um criativo a mais, por isso concluo que novamente os criativos de catálogo foram superiores tendo embora o mesmo resultado, porém com um custo por compra menor, e se considerarmos o período, o Teste B obteve a venda nos primeiros dias, se pensarmos que essas campanhas não tiveram otimização por se tratar de um Teste A/B, sendo assim vejo que poderíamos obter resultados ainda melhores com essa campanha.

Conversões das Campanhas

E por fim na campanha de Remarketing onde o teste da campanha foi do período de 15 dias, sendo ativada 5 dias após às duas primeiras campanhas(para popular o público). Ficou claro que os resultados de uma para outro foram próximos, mas o que gostaria de ressaltar além da compra que foi o KPI da campanha, a frequência, onde notamos que com o mesmo publico e detalhamento esses criativos de catálogo acabam entregando mais vezes para o público quente pelo mesmo investimento, tendo assim um remarketing mais agressivo o que pode gerar melhores resultados ainda mais no início, com baixo investimento.

Conclusão do estudo

Pelos resultados em todas as etapas do funil, cheguei a conclusão que os criativos de catálogos entregam ótimos resultados e foram superiores em todas as etapas também em algumas mais similares em outras destoando-se. Entendo também que é um recurso que para E-commerce tem um resultado muito proveitoso, e vale ressaltar que ainda podemos testar eles em campanhas de catálogo onde temos mais opções de experiência instantânea, e também mais possibilidades com o criativo dinâmico, as possibilidades são inúmeras, agora basta você aplicar para ver o que melhor desempenha com os seus clientes.

Se você tiver perguntas sobre isso, deixe-me saber nos comentários!

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