O marketing digital possui uma área de atuação muito abrangente. Design, redes sociais, tráfego pago, SEO, e-mail marketing, vendas e redação publicitária são só alguns exemplos do que compõe esse conceito tão atual. Cada uma dessas áreas utilizam de inúmeras técnicas diferentes, que auxiliam no dia a dia do profissional de marketing. Uma delas, por exemplo, é o CTA (Call To Action).

Mas antes, você sabe o que é de fato o marketing digital? Que tal darmos um passo para trás e entendermos esse conceito primeiro?

Marketing digital: definindo o conceito

O pai do Marketing, Philip Kotler, define marketing como “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

No entando, essa maneira de trabalhar com marketing descrita por Kotler passou por várias transformações ao longo dos anos. Atualmente, é quase impossível falar em marketing e não pensar na parte digital que envolve essa área da comunicação.

A maior parte da população mundial está conectada à internet e faz compras online. Consequentemente, o marketing digital é a principal forma de fazer marketing nos dias de hoje. O termo resume todas as estratégias do marketing tradicional adaptadas e desenvolvidas para o ambiente digital.

Dessa forma, podemos concluir que marketing digital é um conjunto de ações que promove produtos ou marcas por meio de mídias digitais. Esta é a principal e melhor maneira que as empresas contemporâneas têm de se comunicar com o próprio público, de forma direta, personalizada e no momento certo.

Agora que entendemos o conceito de marketing digital, podemos seguir em frente! Continue lendo para aprender sobre uma das técnicas mais importantes da redação publicitária: o Call To Action.

Afinal, o que é CTA?

O termo CTA significa Call To Action, ou em tradução livre, Chamada Para Ação. Esta é uma técnica de extrema importância na área de Copywriting, ou redação publicitária.

O CTA é um comando, uma frase que chama a atenção do seu leitor, lead ou cliente. O objetivo é que eles realizem uma determinada ação, premeditada pelo redator. Essa “chamada” pode aparecer de diversas formas: no decorrer do texto, como um botão, no final do texto, uma frase com hyperlink, o céu é o limite!

As opções de ação são vastas. Pode ser o download de um e-book, inscrição em uma newsletter, um convite para comentar, curtir e compartilhar um post, seguir nas redes sociais ou acessar o blog da empresa. A chamada para ação sugere o que o consumidor deve fazer em seguida.

Essa é uma das maneiras de engajar o seu público, fazer com que ele se interesse pelo conteúdo que você produz e seja instigado a consumir mais materiais, aprofundando seu conhecimento sobre determinado tema.

Call To Action na prática!

Para finalizar, separamos abaixo alguns exemplos de CTA aplicados na prática por grandes empresas, como uma forma de deixar o conceito dessa técnica ainda mais claro!

Nubank

print do site da nubank como exemplo de CTA

Este exemplo foi retirado de um artigo do blog da Nubank. Ao final do texto, encontramos uma Call To Action, que direciona o leitor para assinar a newsletter da empresa e receber conteúdos exclusivos.

Para isso, eles usaram um quadro que segue a identidade visual da marca, com um espaço para o leitor colocar o próprio e-mail, de forma bem intuitiva. Na hora de elaborar o seu CTA, use e abuse da criatividade!

Netflix

Outro exemplo de CTA pode ser visto na página inicial da Netflix. Assim que o potencial usuário acessa o site da plataforma, ele entende logo de cara o que precisa fazer para acessar os serviços do streaming.

“Assista onde quiser”, “cancele quando quiser” e “informe seu e-mail” são as frases responsáveis por indicar o que a pessoa deve fazer para seguir em frente, de forma clara e direta, além do botão escrito “Vamos lá”, ao lado do espaço para colocar o e-mail.

Economizou

print do site da Economizou como exemplo de CTA no marketing digital

Este é um exemplo de CTA aplicado a um formato de absoluta importância na redação publicitária: o e-mail marketing!

A empresa Economizou aproveitou o Dia dos Namorados para pedir aos contatos que respondam uma pesquisa. Por meio de um CTA envolvente, os clientes são convencidos a acessar o formulário.

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