O Instagram é um dos aplicativos de interação social mais populares da atualidade, sendo considerado o que mais cresce no mundo! O app também ocupa o terceiro lugar entre as redes sociais mais usadas no Brasil em 2022, segundo relatório das organizações We Are Social e da Hootsuite.

Em meio a 122 milhões de usuários, o Insta (para os íntimos) é um ótimo espaço para campanhas de marketing direcionadas. O app se tornou uma das redes sociais preferidas para divulgar marcas e engajar clientes.

A rede social ainda abriga vários formatos de conteúdo, como fotos em diferentes proporções, vídeos (Reels), Stories, entre outros. Estar presente no Intagram é uma oportunidade de divulgar e humanizar a sua marca.

Por isso, vamos te mostrar ferramentas do aplicativo que você não pode deixar de conferir, e algumas dicas para alavancar de vez o seu negócio no Instagram!

Instagram Business

O Instagram Business permite que você crie uma conta específica para empresas, empreendedores e lojas. Tem o objetivo de vender um produto ou serviço, ou apresentar seu trabalho? Então você precisa se cadastrar nesse meio!

Na conta do Instagram Business é possível inserir endereços, contatos, e-mails, fotos e conversar com seu público por meio do botão de mensagem direta. Esses recursos buscam te ajudar a aumentar a taxa de conversão de leads e expandir o seu público.

Instagram Business, use a versão do app a favor do seu negócio

Algumas das principais utilidades que o Instagram Business apresenta são:

Além de ser uma plataforma gratuita, o aplicativo Business é uma solução poderosa para atrair mais clientes e alavancar as vendas do seu negócio. Por isso, confira como aproveitar melhor as principais ferramentas do app.

Stories

O Stories é a principal área de inovação do aplicativo. Nele, é possível fazer diversos formatos de post na vertical, como perguntas, enquetes, marcações, vídeos em sequência e o uso de GIFs, além de colocar trechos de músicas, links, localizações e muito mais. O seu diferencial é que eles ficam disponíveis por apenas 24h!

O Instagram também tem uma funcionalidade nos Stories para os “amigos próximos”, chamada close friends. Pode ser interessante usá-la no seu negócio, pois ela te ajuda a criar estratégias para promover o seu produto ou serviço de forma exclusiva.

Por meio dessa ferramenta, é possível compartilhar promoções e lançamentos somente para uma lista de pessoas específicas.

IGTV e Reels

O IGTV e o Reels são funcionalidades que valem a pena ficar de olho. Por apresentarem o formato de vídeos, estas são as ferramentas mais importantes para o Instagram, que busca ser cada vez mais uma plataforma especializada em vídeos.

Loja

Outro foco do aplicativo é proporcionar compras e vendas direto na plataforma, sem que você precise sair do app e entrar no e-commerce desejado.

Hoje, o Instagram possui uma aba própria voltada apenas para essa parte comercial. Ela se chama “Loja” ou Instagram Shopping, e fica na barra de ícones principais do app, do lado do ícone que vai para o seu perfil. Super fácil de achar!

Como criar uma conta comercial?

Se você já possui uma conta de Instagram para o seu negócio mas ainda não faz parte do Instagram Business, não precisa criar uma conta do zero. É só seguir esse passo a passo:

  1. Em Definições, clique em Conta e depois em Mudar para conta profissional.
  2. Escolha uma categoria que melhor descreva o seu negócio e, em seguida, selecione Negócio.
  3. Pronto! Agora você tem uma conta comercial do Instagram. Agora conclui o teu perfil através das dicas abaixo.

Use o Instagram a favor do seu negócio

Seja autêntico e criativo

Não tenha medo de abusar da sua criatividade! Aproveite para improvisar e produzir conteúdo mostrando o seu produto de diversas formas.

Você pode criar vídeos curtos do dia a dia da sua empresa, ou de momentos descontraídos entre os funcionários, como se fosse um “bastidores”, por exemplo.

Se possível, poste fotos de clientes utilizando os seus produtos. Essa é uma forma de produzir conteúdo original e transmitir confiança para potenciais clientes.

Mantenha uma identidade visual

Evite ao máximo publicar imagens de baixa qualidade, montagens mal feitas ou ângulos ruins. Isso faz com que os usuários percam o interesse no seu perfil.

Se você não é um designer profissional, não se preocupe. Existem aplicativos mais acessíveis, que ajudam na edição de imagens e tornam as publicações mais interessantes, como o Canva ou o Snapseed.

O mais importante é tentar seguir um padrão visual das postagens. Ter uma identidade visual torna o seu conteúdo agradável aos olhos e atrai ainda mais público.

Deixe o perfil a cara do seu negócio

Coloque uma foto de perfil bacana, com a logomarca da sua empresa, por exemplo. Escreva também uma biografia simples e direta sobre o que a sua empresa faz. Sugerimos que utilize tópicos e emojis!

Adicione o link do seu site principal na sua biografia. Assim, todas as suas redes ficam conectadas.

Crie um laço com seus seguidores

Usuários interagem, curtem, comentam, compartilham e replicam postagens. Aproveite essas ações para se relacionar com seus clientes.

Você pode curtir e comentar em algumas fotos dos seus seguidores frequentemente, e responder os comentários das suas publicações.

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